O Regresso de Sherlock Holmes - Cap. 5: A Aventura da Escola Priory Pág. 134 / 363

Holmes virou o corpo com cuidado e respeito e examinou-o com extrema atenção. Depois, reflectiu profundamente durante algum tempo e apercebi-me, pela sua testa franzida, que esta triste descoberta não nos fizera, em sua opinião, avançar grandemente nas nossas investigações.

- É um pouco difícil saber o que havemos de fazer, Watson disse ele finalmente. - A minha vontade é avançarmos com as nossas investigações, pois já perdemos tanto tempo que não nos podemos dar ao luxo de perder outra hora. Por outro lado, temos obrigação de notificar a polícia da nossa descoberta e assegurarmo-nos de que o corpo deste pobre tipo é devidamente tratado.

- Posso regressar com um bilhete.

- Mas eu preciso da sua companhia e ajuda. Espere! Está ali um homem a apanhar turfa. Traga-o cá e ele chamará a polícia.

Trouxe o camponês e Holmes mandou o homem assustado levar um bilhete ao Dr. Huxtable.

- Bom, Watson - disse -, esta manhã conseguimos duas pistas. Uma é a bicicleta com os pneus Palmer... e veja ao que ela nos levou. A outra é a bicicleta com pneus Dunlop, um dos quais com um remendo. Antes de começarmos a investigar essa pista, tentemos perceber o que sabemos para aproveitarmos o melhor possível esses conhecimentos e separar o essencial do acidental.

»Em primeiro lugar, quero que saiba que não há dúvida de que o rapaz partiu de sua livre vontade. Saiu pela janela e partiu, sozinho ou com outra pessoa. Quanto a isso não há dúvida.

Eu assenti.

- Bom, voltemos a nossa atenção para este pobre professor alemão. O rapaz estava totalmente vestido quando fugiu. Portanto, tinha previsto o que iria fazer. Mas o alemão veio sem as meias.

Agiu certamente em cima da ocasião.





Os capítulos deste livro