Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 10: A Aventura do «Pince-Nez» Dourado

Página 257
Aí entrei no escritório. É uma sala com muito pouco mobiliário. A peça principal é uma grande secretária com um armário incorporado. Este armário consiste numa coluna dupla de gavetas e um pequeno armário entre as gavetas. As gavetas não estavam fechadas à chave, mas o armário estava. Ao que parece, as gavetas nunca ficavam fechadas à chave, pois não tinham nada de valor. Havia alguns papéis importantes no armário, mas nenhuns vestígios de estes terem sido remexidos, e o professor assegurou-me que não faltava nada. É certo nada ter sido roubado.

»Chegamos agora ao corpo do jovem. Foi encontrado junto ao armário, um pouco à esquerda, conforme está assinalado no esboço. O golpe foi desferido no lado direito do pescoço, portanto é quase impossível ter sido feito pelo próprio.

- A menos que tenha caído sobre a faca – disse Holmes.

- Exactamente. Essa ideia ocorreu-me. Mas encontrámos a faca a certa distância do corpo, portanto, isso parece igualmente impossível. Claro que também sabemos quais foram as últimas palavras do moribundo. E, finalmente, há esta prova extremamente importante que encontrámos enclavinhada na mão direita do morto.

Stanley Hopkins tirou da algibeira um pequeno embrulho. Desdobrou o papel e mostrou um pince-nez dourado com duas fitas de seda preta partidas presas à extremidade.

- Willoughby Smith via muitíssimo bem - acrescentou. - Não pode haver dúvidas de que ele arrancou isto da cara ou do corpo do assassino.

Sherlock Holmes pegou nos óculos e examinou-os com a maior atenção e interesse. Levou-os aos olhos e tentou ler com eles. Depois, dirigiu-se à janela e olhou para a rua através dos óculos, observou-os minuciosamente à luz do candeeiro e, finalmente, com uma risada, sentou-se à mesa e escreveu algumas linhas numa folha de papel que atirou a Stanley Hopkins.

<< Página Anterior

pág. 257 (Capítulo 10)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Regresso de Sherlock Holmes
Páginas: 363
Página atual: 257

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Aventura da Casa Vazia 1
O Caso do Construtor de Norwood 29
A Aventura dos Dançarinos 59
A Aventura da Ciclista Solitária 90
A Aventura da Escola Priory 115
A Aventura de Black Peter 153
As Aventuras de Charles Augustus Milverton 179
A Aventura dos Seis Napoleões 201
A Aventura dos Três Estudantes 228
A Aventura do «Pince-Nez» Dourado 249
A Aventura do Avançado Desaparecido 277
A Aventura de Abbey Grange 303
A Aventura da Segunda Mancha 332