O Regresso de Sherlock Holmes - Cap. 12: A Aventura de Abbey Grange Pág. 305 / 363

Uma viagem de pouco mais de três quilómetros através de estreitas estradas rurais levou-nos até um grande portão que foi aberto por um velho porteiro cujo rosto desfigurado reflectia a ocorrência de uma terrível tragédia. A avenida atravessava um belo parque e era flanqueada por antigos olmos, terminando junto a uma vasta casa, com pilares à entrada, à moda de Palladio. A parte central era sem dúvida muito antiga e estava coberta de hera, mas as grandes janelas mostravam que tinham sido feitas alterações modernas na arquitectura e uma das alas da casa parecia ser nova. O rosto ansioso e a figura enérgica e jovem do inspector Stanley Hopkins surgiu para nos receber na entrada.

- Estou muito satisfeito por ter vindo, Sr. Holmes. E também com a sua presença, Dr. Watson. Mas, se pudesse voltar atrás, não os teria incomodado. pois a senhora recuperou os sentidos e fez um relato tão claro do incidente que não nos resta muito a fazer. Lembra-se da quadrilha de ladrões de Lewisham?

- Quê, os três Randall?

- Exactamente, o pai e os dois filhos. Foi obra deles. Não tenho qualquer dúvida. Há quinze dias deram um golpe em Sydenham e foram vistos e descritos. Foi uma ousadia fazerem outro com tão pouco tempo de intervalo e tão perto, mas não há dúvida de que foram eles. Desta vez, espera-os a forca.

- Então Sir Eustace morreu?

- Sim, abriram-lhe a cabeça com o seu próprio atiçador.

-Sir Eustace Brackenstall, segundo me disse o cocheiro.

- Exactamente… um dos homens mais ricos de Kent... Lady Brackenstall está na sala de estar. Pobre senhora, passou por uma terrível provação. Quando primeiro a vi parecia meio morta. Creio que será melhor irmos falar com ela para ouvir o seu relato dos factos.





Os capítulos deste livro