Estes foram os pormenores mais importantes do depoimento das criadas. Em resposta à pergunta do inspector Martin, ambas afirmaram claramente que todas as portas estavam fechadas pelo lado de dentro e que ninguém podia ter fugido de dentro da casa. Em resposta a Holmes, ambas disseram recordar-se de que se tinham apercebido do cheiro a pólvora a partir do momento em que saíram dos seus quartos no andar de cima.
- Chamo a maior atenção e cuidado para esse facto - disse Holmes ao seu colega de profissão. - E creio que agora estamos em situação de procedermos a um exame exaustivo do escritório.
O escritório era uma sala pequena, com três das paredes forradas de estantes com livros e com uma mesa de escrever em frente a uma janela vulgar que dava para o jardim. A nossa atenção recaiu em primeiro lugar no corpo do desafortunado proprietário, cuja enorme figura jazia no chão. O seu vestuário descomposto mostrava que tinha sido bruscamente acordado. A bala que o atingira fora disparada pela frente e ficara cravada no seu corpo depois de atravessar o coração.