Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: Capítulo 2

Página 35
ele subia para a Mansão divina, sentiram o zelo do santo, como porventura este vilão escarnecedor virá a sentir.

- A vossa intenção é com certeza boa e louvável. Mas parece-me que procederíeis, senão mais santamente, pelo menos com mais sageza, se não vos preocupásseis com a troça de um bobo e com ele não tivésseis uma disputa ridícula.

- Pelo contrário, Monsenhor, o meu comportamento não pode ser mais sensato. Pois Salomão, o sábio, disse: «Respondei ao louco, conforme a sua loucura» e é isso que eu faço, mostrando-lhe o abismo em que cairá, se não tiver cuidado. Pois se os inúmeros escarnecedores de Eliseu receberam castigo do santo, que era apenas um único homem, e apenas porque troçavam da sua calvície, qual será o castigo adequado e justo para um único homem que ridiculariza os frades, entre os quais se encontram tantos calvos. Além disso, temos uma bula do papa que excomunga todos os que zombarem de nós.

O cardeal, vendo que a discussão parecia não ter fim, mandou embora com um sinal o bobo e desviou a conversa para outro assunto. Dentro em pouco, levantou-se da mesa para ir dar audiência aos seus visitantes e despediu todos os presentes.

- Ora, caro More, fatiguei-vos certamente com uma história tão comprida, e sentir-me-ia envergonhado por isso, se não fôreis vós a pedir-me tão insistentemente para o fazer e se não fora a atenção com que a escutais, como se não quisésseis perder pormenor dela. Poderia ter sido mais breve, mas preferi que ficásseis esclarecido quanto ao carácter dos meus ouvintes. Enquanto falei, desaprovaram e desprezaram as minhas opiniões, passando bruscamente a louvá-las ao ouvirem o cardeal concordar com elas. A sua lisonja era tão descarada que chegou ao ponto de admitir e mesmo tomar a sério os gracejos de um bobo idiota, porque o sorriso do cardeal lhes pareceu aprovador.

<< Página Anterior

pág. 35 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Utopia
Páginas: 133
Página atual: 35

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 8
Capítulo 3 51