Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: Capítulo 3

Página 86
valor, em qualquer tempo ou pais. Só as compram depois de lhes ter tirado o engaste e examinado e de exigir ao vendedor um juramento de garantia e caução de que a pedra é verdadeira e não artificial. Tomam tais cuidados por recearem que uma pedra falsa os engane. Ora o prazer não será o mesmo ao olhar uma pedra falsa que os seus olhos não conseguem distinguir da verdadeira? Deveriam ter ambas para quem as vê o mesmo valor que para o cego, que as não vê. Que dizer dos avarentos que amontoam riquezas supérfluas, unicamente para se deliciarem na sua contemplação e não para delas se utilizarem? Será um prazer falso ou verdadeiro? E que dizer então dos que, possuídos do vício contrário, escondem o ouro que nunca utilizarão, e talvez nunca mais verão? E, ao preocuparem-se com a sua perda, perdem-no efectivamente. Não será um dano escondê-lo sob a terra, roubando-o ao seu próprio uso, ou mesmo ao dos outros. E, no entanto, o avarento, depois de ter escondido o seu tesouro, já sem cuidados, entrega-se à alegria. E acaso roubado esse mesmo tesouro, poderá morrer dez anos depois, sem o ter sabido. Dez anos em que viveu, depois de roubado o seu tesouro, que diferença lhe fez que ele tivesse sido roubado ou o tivesse conservado durante esse tempo? Em ambos os casos, na verdade, o proveito é o mesmo.

A estes prazeres idiotas acrescentam os Utopianos os jogos de azar, cuja loucura só conhecem de nome, e não por os praticarem, o que nunca fazem. Também neles incluem a caça. Ora, que prazer haverá, dizem, em lançar um dado sobre a mesa. E, mesmo que algum prazer houvesse, tantas vezes o gesto se repete que deve levar sem dúvida ao cansaço!

Ou que prazer se pode ter ao ouvir ladrar e uivar os cães? Não será antes um incómodo? Que prazer maior haverá em ver um

<< Página Anterior

pág. 86 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Utopia
Páginas: 133
Página atual: 86

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 8
Capítulo 3 51