O Regresso de Sherlock Holmes - Cap. 12: A Aventura de Abbey Grange Pág. 314 / 363

- Vejamos. Olá, olá! Que é isto?

Os três copos estavam agrupados, todos eles sujos de vinho e um deles com um pouco de depósito. A garrafa estava ao pé dos copos, dois terços cheia, e ao seu lado uma rolha comprida e saturada de vinho. O seu aspecto e o pó na garrafa mostravam bem que os assassinos não se tinham deleitado com um vinho vulgar.

Os modos de Holmes tornaram-se diferentes. Perdera a sua expressão desinteressada e voltei a ver no seu olhar o brilho de um vivo interesse. Pegou na rolha e examinou-a minuciosamente.

- Como é que a tiraram? - perguntou.

Hopkins apontou para uma gaveta semiaberta que continha algumas toalhas de mesa e um grande saca-rolhas.

- Lady Brackenstall disse que esse saca-rolhas foi utilizado?

- Não, lembre-se de que ela estava inconsciente no momento em que a garrafa foi aberta.

- Certo. Mas acontece que o saca-rolhas não foi utilizado. Esta garrafa foi aberta com um saca-rolhas pequeno, provavelmente incorporado num canivete, e com um comprimento não superior a três centímetros. Se examinar a parte de cima da rolha, verá que o saca-rolhas foi enfiado por três vezes antes de a rolha ser extraída. A rolha não foi trespassada de um lado ao outro. Este saca-rolhas grande tê-la-ia trespassado e tirado com um único movimento. Quando apanhar o tipo, verá que ele possui um desses canivetes múltiplos.

- Excelente - disse Hopkins.

- Mas estes copos intrigam-me, confesso. Lady Brackenstall viu efectivamente os homens a beber, não foi?

- Sim, afirmou-o claramente.

- Então, acabou-se. Que mais há a dizer? E, no entanto, tem de admitir que estes três copos me intrigam, Hopkins. Quê? Não vê nada de intrigante? Bom, deixemos isso.





Os capítulos deste livro