O Regresso de Sherlock Holmes - Cap. 12: A Aventura de Abbey Grange Pág. 324 / 363

- Então, encontrou-as?

- Sim, encontrei.

- Fico muito satisfeito por o ter podido ajudar.

- Mas não me ajudou nada. Tornou o caso ainda mais difícil. Que ladrões serão aqueles que roubam pratas e as deitam ao lago mais próximo?

- Tiveram, sem dúvida, um comportamento excêntrico. Eu apenas me baseei na ideia de que se as pratas tivessem sido roubadas por pessoas que não as queriam... que apenas as tinham tirado para deixar uma pista falsa, como aconteceu... estas apressar-se-iam a verem-se livres delas.

- Mas por que é que tal ideia lhe ocorreu?

- Bom, pensei que era possível. Quando saíram pela janela que dá para o relvado, viram o pequeno lago com um convidativo buraco no gelo, mesmo à frente do seu nariz. Haveria um esconderijo melhor?

- Ah, esconderijo... isso já é uma ideia melhor! - exclamou Stanley Hopkins. - Sim, sim, já percebo tudo! Era cedo, havia ainda gente nas estradas e tiveram medo de serem vistos com as pratas, portanto, afundaram-nas no lago, tencionando voltar para as reaver em melhor altura. Excelente, Sr. Holmes... é melhor do que a sua ideia inicial de ser uma pista falsa.

- De facto, construiu uma admirável teoria. Não tenho dúvida de que as minhas ideias eram um pouco disparatadas, mas tem de admitir que resultaram na descoberta das pratas.

-Sim, Sr. Holmes... de facto. O mérito é todo seu. Mas eu tive um grande percalço.

- Um percalço?

- Sim, Sr. Holmes. A quadrilha dos Randall foi presa em Nova lorque esta manhã.

- Ora esta, Hopkins! Isto contraria em absoluto a sua teoria de que cometeram um assassínio em Kent ontem à noite.

- É fatal, Sr. Holmes... absolutamente fatal. Mas há outras quadrilhas de três homens para além da dos Randall, ou talvez seja uma nova quadrilha de que a polícia ainda não tenha tido conhecimento,

- Sim, é perfeitamente possível.





Os capítulos deste livro