O Regresso de Sherlock Holmes - Cap. 2: O Caso do Construtor de Norwood Pág. 54 / 363

- Excelente! - disse Holmes calmamente. - Watson, um balde de água sobre a palha. Basta. Lestrade, permita-me que lhe apresente a testemunha principal que lhe faltava, o Sr. Jonas Oldacre.

O detective fitou o recém-chegado com profundo espanto. Este estava a piscar os olhos devido à luz forte e a olhar para nós através do fumo da fogueira que se extinguia. Tinha um rosto odioso - astuto, malvado, vicioso, com olhos cinzento-claros com uma expressão traiçoeira e pestanas brancas.

- Afinal de contas, que é isto? - perguntou, finalmente, Lestrade. - Que é que esteve a fazer durante este tempo todo, hem?

Oldacre deu uma risada insegura, encolhendo-se perante o rosto vermelho e furioso do detective.

- Não fiz nada de mal.

- Não fez nada de mal? Fez tudo para que um inocente fosse para a forca. Se não fosse este senhor aqui, não estou certo se não o conseguiria.

A horrível criatura começou a implorar.

- Garanto-lhe, senhor, que foi apenas uma partida.

- Uma partida, hem? Não terá razões para se rir, prometo-lhe. Levem-no lá para baixo e mantenham-no na sala até eu chegar. Sr. Holmes - continuou depois de os outros se irem embora -, não podia falar à frente dos polícias, mas não me importo de dizer na presença do Dr. Watson que esta foi a sua acção mais brilhante, embora para mim seja um mistério como é que conseguiu. Salvou a vida de um homem inocente e evitou um escândalo terrível que teria arruinado a minha reputação na ScotIand Yard.

Holmes sorriu e deu uma palmada no ombro de Lestrade.

- Em vez de se ver arruinado, verá que a sua reputação ficou enormemente fortalecida. Faça algumas alterações nesse relatório que estava a escrever e eles compreenderão como é difícil atirar poeira para os olhos do inspector Lestrade.





Os capítulos deste livro