Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 7: CAPÍTULO VII

Página 93
.. E o dia mais doce foi quando em Veneza, onde chovia desabaladamente, encontrei um velho inglês de penca flamejante que habitara o Porto, conhecera o Ricardo, o José Duarte, o visconde do Bom Sucesso, e as Limas da Boavista... Gastei seis mil francos, Tinha viajado.

Enfim, numa bendita manhã de Outubro, na primeira friagem e névoa de Outono, avistei com enternecido alvoroço as cortinas de seda ainda fechadas no meu 202! Afaguei o ombro do porteiro. No patamar, onde encontrei o ar macio e tépido que deixara em Florença, apertei os ossos do Grilo excelente:

- E Jacinto? O digno negro murmurou, de entre os altos, reluzentes colarinhos: - Sua Excelência circula... Pesadote, fartote. Entrou tarde do baile da duquesa de Loches. Era o contrato de casamento de Mademoiselle de Loches... Ainda tomou, antes de se deitar, um chá gelado... E disse a coçar a cabeça: «Eh! que maçada! Eh! que maçada!»

Depois do banho e do chocolate, às dez horas, consolado e quentinho dentro do roupão de veludo, rompi pelo quarto do meu Príncipe, de braços abertos e sedentos:

- Oh Jacinto! - Oh viajante!... Quando nos estreitámos, fartamente, eu recuei para lhe contemplar a face - e nela a alma. Encolhido numa quinzena de pano cor de malva orlada de peles de marta, com os pêlos do bigode murchos, as suas duas rugas mais cavadas, uma moleza nos ombros largos, o meu amigo parecia já vergado sob o pesos e a opressão e o terror do seu dia. Eu sorri, para que ele sorrisse:

- Valente Jacinto... Então como tens vivido? Ele respondeu, muito serenamente: - Como um morto. Forcei uma gargalhada leve, como se o seu mal fosse leve: - Aborrecidote, hem?

O meu Príncipe lançou, num gesto tão vencido, um «Oh» tão cansado - que eu compadecido de novo o abracei,

<< Página Anterior

pág. 93 (Capítulo 7)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Cidade e as Serras
Páginas: 238
Página atual: 93

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
CAPÍTULO I 1
CAPÍTULO II 15
CAPÍTULO III 26
CAPÍTULO IV 41
CAPÍTULO V 62
CAPÍTULO VI 75
CAPÍTULO VII 88
CAPÍTULO VIII 105
CAPÍTULO IX 144
CAPÍTULO X 177
CAPÍTULO XI 188
CAPÍTULO XII 195
CAPÍTULO XIII 201
CAPÍTULO XIV 212
CAPÍTULO XV 220
CAPÍTULO XVI 223