O Regresso de Sherlock Holmes - Cap. 5: A Aventura da Escola Priory Pág. 151 / 363

Não tenho uma posição oficial e não há qualquer razão, desde que seja feita justiça, para que revele tudo o que sei. Quanto a Hayes, não direi nada. Espera-o a forca e não faria nada para o salvar dela. Não posso dizer o que ele divulgará, mas não tenho qualquer dúvida de que Vossa Senhoria o poderá fazer compreender que é do seu interesse ficar calado. Do ponto de vista da polícia, ele terá raptado o rapaz com vista a receber o resgate. Se a própria polícia não chegar a esta conclusão, não vejo razão para que eu não a leve a ter uma visão mais lata da situação. No entanto, gostaria de avisar Vossa Senhoria de que a continuação da presença do Sr. James Wilder em sua casa apenas levará a mais infortúnios.

- Compreendo isso. Sr. Holmes, e já está assente que ele me deixará para sempre e irá iniciar nova vida na Austrália.

- Nesse caso, dado que Vossa Senhoria já afirmou que a infelicidade do seu casamento foi causada pela sua presença, sugiro que procure remediar a situação com a duquesa, reatando as relações que tão desagradavelmente foram interrompidas.

-Também já tratei disso, Sr. Holmes. Escrevi esta manhã à duquesa.

- Nesse caso - disse Holmes, levantando-se -, creio que o meu amigo e eu nos podemos congratular pelos diversos resultados felizes da nossa breve visita ao Norte. Há um outro pormenor sobre o qual gostaria que se fizesse luz, Haynes ferrara os seus cavalos com ferraduras que imitavam o rasto das vacas. Terá sido o Sr. Wilder quem lhe ensinou o tal truque?

O duque reflectiu durante alguns instantes, com uma expressão de absoluto espanto no rosto. Depois, abriu uma porta e mostrou-nos uma grande sala arranjada como um museu. Levou-nos a uma vitrina num dos cantos e apontou para uma inscrição.





Os capítulos deste livro