Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: Capítulo 2

Página 50
rapidamente, quase à primeira vista, apropriaram-se de tudo o que entre nós tem utilidade e invenção. Penso que decorrerá muito tempo até que adaptemos o que existe de mais perfeito nas suas instituições. Suponho que é esta a causa principal da superioridade e sabedoria do governo da sua nação e do maior progresso que entre eles floresce, embora lhes não sejamos inferiores nem em riqueza nem em inteligência.

- Pois bem, caro Rafael - disse eu -, peço-vos ardente- mente que nos façais a descrição dessa ilha. E não vos preocupeis com o tempo, descrevei antes, em pormenor, a sua geografia, rios, cidades, os homens e os costumes, as leis, em resumo, tudo o que pensardes que nos dará prazer conhecer, e crede que de- sejamos conhecer tudo o que ainda ignoramos.

- Nada farei de melhor vontade. Tenho ainda presente na memória tudo quanto vi; mas a narração exige tempo e vagar. - Nesse caso - disse-lhe - vamos primeiro jantar e depois teremos o tempo por nossa conta.

- De boa vontade - disse Rafael.

Entrámos então em casa e jantámos. Quando acabámos a refeição, voltámos para o jardim e sentámo-nos no mesmo banco, recomendando aos criados que ninguém nos incomodasse. Então pedimos a Mestre Rafael que cumprisse a sua promessa. Vendo a nossa curiosidade e o desejo de o ouvirmos atenta- mente, depois de se ter recolhido e de ter meditado um pouco, começou a falar nos termos que se seguem.

<< Página Anterior

pág. 50 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Utopia
Páginas: 133
Página atual: 50

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 8
Capítulo 3 51