Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar
> > As Viagens de Gulliver

Capa do livro As Viagens de Gulliver de Jonathan Swift
Título: Gulliver's Travels
Ano de Edição: 1726
Páginas: 339
Sinopse:
Este livro é tanto uma sátira à natureza humana como uma paródia ao sub-género literário, muito em voga na época, que descrevia as aventuras dos viajantes.
A obra é dividida em quatro partes, descrevendo, cada uma delas, uma parte desta curiosa aventura do Capitão Gulliver. A primeira parte descreve a viagem a Liliput, de 4 de Maio de 1699 a 13 de Abril de 1702, onde Gulliver vai dar à costa de uma ilha onde vivem pessoas minúsculas. A segunda parte descreve o período entre 20 de Junho de 1702 e 3 de Junho de 1706, quando Gulliver Brobdingnag, terra onde vivem pessoas gigantes. A terceira parte, de 5 de Agosto de 1706 a 16 de Abril de 1709, descreve várias viagens; Laputa, Balnibarbi, Luggnagg, Glubbdubdrib, e Japão. A quarta e última parte das história reporta o período de 7 de Setembro de 1710 até 2 de Julho de 1715, e descreve a viagem ao país dos Houyhnhnms, o país dos cavalos falantes.
Curiosidades:
Este livro ficou popular desde o momento em que saiu pela primeira vez da tipografia, em 1726. É de leitura absolutamente universal, desde membros do governo até às crianças do jardim de infância.
Excerto:
«Passado pouco tempo senti que um ser vivo se movia pela minha perna esquerda e avançava cuidadosamente para o peito até quase à altura do queixo. Quando baixei os olhos tanto quanto pude, avistei uma criatura humana que não chegava às seis polegadas de altura, com um arco e uma flecha nas mãos e uma aljava nas costas. Senti ao mesmo tempo, pelo menos, quarenta sensações idênticas (ou assim me pareciam) que se seguiam à primeira. Estava tão espantado que lancei um forte rugido que os fez retroceder de pavor. »
anúncio
Os capítulos deste livro:
Carta do Comandante Gulliver a seu primo Sympson 1
Prefácio do primeiro editor Richard Sympson 3
Capítulo I 8
Capítulo II 85
Capítulo III 170
Capítulo IV 249
Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site