Friedrich Nietzsche foi um famoso filósofo alemão conhecido pelos seus textos onde reflectia de forma bastante crítica temas como a religião, a moral, a cultura contemporânea, a filosofia e até a ciência.
Para Nietzsche o homem é individualidade irredutível, à qual os limites e imposições de uma razão que tolhe a vida permanecem estranhos a ela mesma, à semelhança de máscaras de que pode e deve libertar-se. Em Nietzsche, ao contrário de Kant, o mundo não tem ordem, estrutura, forma e inteligência. Nele as coisas "dançam nos pés do acaso" e somente a arte pode transfigurar a desordem do mundo em beleza e fazer aceitável tudo aquilo que há de problemático e terrível na vida.
O trabalho de Nietzsche, por ser muito controverso, só foi verdadeiramente reconhecido bastante mais tarde. Diz-se que os soldados alemães, durante a primeira guerra mundial, transportavam um exemplar do livro "Assim falou Zarathustra" porque os inspirava. Outros líderes políticos como Theodore Roosevelt, Adolf Hitler, Mussolini, Charles de Gaulle e Richard Nixon conheciam bem a obra de Nietzsche e eram influenciados por ela. Outros pensadores do século XX foram também influenciados pelas suas ideias como Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre, Leo Strauss, Albert Camus, Michel Foucault, Jacques Derrida, e Gilles Deleuze.