Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 162

Acrescentou no entanto que, depois de me deixar, reflectira que me mandara ir para Londres sozinha, o que seria uma viagem assaz longa, e que, visto ser-lhe indiferente seguir para esse lado como para qualquer outro, resolvera acompanhar-me até à capital ou perto dela. Obrigou-me a pro- meter-lhe que não lhe levaria mal se, depois, partisse sem se despedir.

Contou-me em seguida que despedira os três criados, vendera os cavalos deles e os mandara em busca de fortuna, tudo isto pouco tempo após ter-me deixado, numa cidadezinha qualquer do caminho.

- Confesso que verti, sozinho, algumas lágrimas - acrescentou-, ao pensar que eram muito mais felizes do que o seu amo, pois podiam bater à porta da primeira casa fidalga que encontrassem e oferecer os seus serviços, ao passo que eu não sabia para onde ir nem que fazer.

Garanti-lhe, pelo meu lado, que não podia ter ficado mais triste do que ficara com a sua partida e que, uma vez que voltara, não me separaria mais dele; se me levasse consigo, deixá-lo-ia ir para onde quisesse e fazer o que quisesse. Entretanto, concordei em que seguíssemos juntos para Londres, mas não fui capaz de consentir que partisse sem se despedir de mim, co- mo desejava, e acrescentei que, se o fizesse, voltaria a chamá-lo tão alto como naquele dia. Depois devolvi-lhe o relógio, os dois anéis e os dez guinéus, mas ele recusou-se a aceitá-los, o que aumentou as minhas sus- peitas de que estava decidido a abandonar-me na estrada e a partir sem num.

A verdade é que as circunstâncias em que se encontrava, as expressões apaixonadas da sua carta, a maneira gentil e cavalheiresca como me tratara em todo aquele assunto, a preocupação que eu lhe inspirava e o gesto generoso de dividir comigo o pouco que lhe restava tinham contribuído para me impressionar e para que o amasse ternamente e não pudesse pensar, sequer, em separar-me dele.

<< Página Anterior

pág. 162 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 162

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7