Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 170
E não era como ela supunha, pois estava na verdade casada e tinha marido, mas ele não podia aparecer por se encontrar naquele momento em situação deveras crítica e muito longe.

Interrompeu-me e asseverou-me não ter nada a ver com esses pormenores; considerava mulheres casadas todas as senhoras que se confiava aos seus cuidados.

- Toda a mulher que traz um filho no ventre tem um pai para ele - afirmou; e se esse pai era ou não era seu marido, não lhe dizia respeito. O que lhe respeitava, isso sim, era ajudar-me nas circunstâncias em que me encontrava, tivesse ou não marido. - Pois, minha senhora, ter um marido que não pode aparecer equivale a não o ter e, portanto, é-me indiferente que seja esposa ou amante.

Não tardei a compreender que, quer fosse esposa, quer amante, passaria inevitavelmente por amante no conceito dela, e não insisti mais. Não deixava de ter razão, redargui-lhe, mas, se tinha de lhe contar o meu caso achava preferível expô-lo como na verdade era. Resumi o mais que podia e concluí assim:

- Incomodei-a com todos estes pormenores não por, como a senhora disse, serem da sua conta, mas principalmente para demonstrar que não me aflige ser vista ou não ser vista, pois isso é-me completamente indiferente. A minha dificuldade consiste em não ter quaisquer conhecimentos nesta parte do país.

- Compreendo, minha senhora; não tem qualquer garantia para impedir as impertinências da paróquia, habituais em tais casos, e talvez não saiba muito bem como dispor da criança, quando ela nascer.

- A última parte não me preocupa tanto como a primeira – redarguiu.

- Bem, minha senhora, atreve-se a confiar-se nas minhas mãos? - perguntou-me a parteira. - Embora eu não precise de me informar acerca da senhora, a senhora pode informar-se a meu respeito.

<< Página Anterior

pág. 170 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 170

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7