Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 169

A mulher pareceu-me conhecedora do seu ofício de parteira, mas tinha ainda outros negócios nos quais me parecia tão competente como a maio- ria das mulheres, se não mais. A minha hospedeira dissera-lhe que eu an- dava muito melancólica e que supunha isso me fizera mal, e acrescentou, na minha frente, dirigindo-se à parteira:

- Mrs. B..., creio que a dificuldade desta senhora está no âmbito da sua competência e, por isso, rogo-lhe faça por ela o que puder, pois é uma senhora muito delicada. -E, com tais palavras, saiu da sala.

Sinceramente, não a compreendi, mas, mal ficámos sós, a parteira começou a explicar-me, muito séria, o que ela quisera dizer:

- Parece que não compreendeu o que a sua hospedeira disse, minha senhora, mas, quando o compreender, não lho dê a entender. O que el quis dizer foi que a senhora se encontra em circunstâncias que pode dificultar-lhe o parto e que não deseja ser denunciada. Não preciso acrescentar mais do que isto: se assim for e estiver disposta a revelar - os pormenores que eu achar indispensáveis, pois não desejo bisbilhotar- essas coisas, talvez possa ajudá-la, aplanar-lhe as dificuldades e libertados pensamentos tristes que a esse respeito a atormentam.

Cada palavra daquela mulher produzia em mim o efeito refrescante e instalava no meu coração nova vida e novo ânimo. O sangue recomeça a circular no meu corpo com mais vigor, senti-me outra e recuperei o apetite. Disse-me mais coisas com o mesmo objectivo e, depois de me incentivar a ser franca com ela e de me prometer solenemente guardar segredo, aproximou-se e fitou-me, como se quisesse ver o efeito que as suas palavras produziam em mim e aguardasse a minha resposta.

Perfeitamente consciente da necessidade que tinha de semelhante mulher, não hesitei em aceitar a sua oferta e em confessar que o meu caso.

<< Página Anterior

pág. 169 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 169

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7