Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: Prefácio

Página 2
Com esse fim, alguns pormenores mais corruptos da sua vida, que não podiam ser narrados com recato, foram excluídos e vários outros muito resumidos. Espera-se que o resto não melindre o leitor mais virtuoso nem o ouvinte mais pudico; e, como até da pior história se pode tirar o melhor proveito, espera-se igualmente que a moral desta mantenha o leitor sério, mesmo quando o assunto possa dar-lhe diferentes tentações. Para contar a história de uma vida de pecado e arrependimento é absolutamente necessário contar a parte pecaminosa com toda a verdade possível para realçar e embelezar a parte do arrependimento, que é, sem dúvida, a melhor e a mais radiosa, se for contada com igual entusiasmo e realidade.

Insinua-se não ser possível relatar a parte do arrependimento com tanta realidade, tanto esplendor e tanta beleza como a pecaminosa. Se há alguma verdade nesta insinuação, seja-me permitido dizer que tal se verifica por não haver o mesmo gosto e satisfação na leitura e a diferença existir, deveras, mais no deleite e prazer do leitor que no valor real do assunto.

Mas, como este livro se destina, sobretudo, àqueles que o saibam ler e tirar dele o proveito que se recomenda ao longo da história, espera-se que tais leitores apreciem mais a pertinência que a narrativa, a moral que a ficção, o objectivo do escritor que a vida da pessoa biografada.

Abundam nesta história os incidentes aprazíveis, todos utilmente aproveitados e narrados de maneira hábil que, de um modo ou de outro, esclarecem naturalmente o leitor. A primeira parte da vida pecaminosa da protagonista com o jovem cavalheiro de Colchester tem inúmeras particularidades que permitem denunciar o pecado e advertir todos aqueles cujas circunstâncias a ele se adaptem dos resultados nocivos de tais coisas e da conduta estouvada, insensata e odienta de ambas as partes, o que compensa sobremaneira a vibrante descrição que a protagonista faz da sua loucura e perversidade.

<< Página Anterior

pág. 2 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 2

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7