Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 246
Por fim perguntou à minha governanta se não lhe arranjaria uma oportunidade de falar comigo. A velha mulher repetiu-lhe a sua certeza de que eu estava pura de tais coisas e que, a esse respeito, podia estar tão tranquilo como com a sua própria esposa. Quanto a ver-me, talvez as consequências fossem perigosas, mas falaria comigo e depois lhe daria a resposta. No entanto, foi argumentando no sentido de o persuadir de que não devia desejar tal encontro, com o qual nada podia lucrar se, como esperava, não estava interessado em renovar as suas relações comigo; para mim, disse-lhe, isso equivalia a colocar a minha vida nas suas mãos.

Respondeu-lhe que tinha grande desejo de me ver, mas que lhe daria todas as garantias possíveis de que não tiraria partido desse encontro e começaria por me dar uma quitação geral de todas as exigências de qualquer espécie. A minha ama insistiu que dai poderia resultar a divulgação de segredo, o que só o prejudicaria, aconselhou-o a não teimar nesse desejo e, por fim, ele desistiu.

Falaram a seguir nos objectos que lhe tirara e o cavalheiro mostrou-se muito desejoso de reaver o seu relógio de ouro, prometendo que, se ela lhe obtivesse, lhe daria de boa vontade o justo valor do mesmo. A velha mulher respondeu-lhe que faria o possível e deixaria a avaliação ao seu cuidado.

No dia seguinte levou-lhe o relógio e ele deu-lhe, em troca, trinta guinéus, quantia superior à que eu obteria de outra forma, embora ele fosse muito mais valioso. O cavalheiro referiu-se então à peruca, pela qual dera, ao que parecia, sessenta guinéus, e à caixa de rapé; ela levou-lhas poucos dias depois e, além da sua gratidão, obteve mais trinta guinéus. No dia seguinte mandei-lhe, grátis, a bela espada e a bengala, sem quaisquer exigências, dizendo apenas que não desejava vê-lo, a não ser que quisesse que eu ficasse a saber quem era, o que por certo não lhe agradava.

<< Página Anterior

pág. 246 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 246

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7