Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 34
Censurei-o, disse-lhe que era como todos os homens, que, quando tinham a honra e a reputação de uma mulher à sua mercê, se divertiam muitas vezes com isso ou, pelo menos, as consideravam bagatelas e não atribuíam qualquer valor à desgraça daquelas que se lhes haviam entregado.

Viu-me tão indignada e séria que mudou imediatamente de atitude.

Lamentou que pensasse tais coisas a seu respeito e afirmou nunca me ter dado o mínimo motivo para isso, pois fora tão zeloso da minha reputação como da sua própria, acrescentando que as nossas relações tinham sido tão discretas e cautelosas que ninguém da família podia ter suspeitado.

Sorrira, explicou, por ultimamente ter adquirido a certeza de que ninguém sabia nem suspeitava sequer do que entre nós se passava, e afirmou que eu própria sorriria quando me contasse as razões da sua tranquilidade, pois estava certo de que me dariam grande satisfação.

- Eis um mistério que não consigo compreender - declarei -, nem percebo como poderá causar-me satisfação o facto de ir ser posta na rua. Além disso, se as nossas relações não foram descobertas, não sei que terei feito para modificar a atitude de toda a família para comigo nem para que me tratem como me tratam agora aqueles que, antes, me dedicavam tanta ternura como se eu fosse sua própria filha.

- É verdade, minha querida, que estão contrariados contigo, mas estão tão longe de imaginar o que se passa entre nós dois que suspeitam, sim, do meu irmão Robin. Convenceram-se de que ele te ama e foi o idiota que lhes meteu isso na cabeça, pois não fala noutra coisa. Confesso que considero errado o seu procedimento, pois ele compreende, certamente, que os aflige e que só consegue que sejam injustos contigo; contudo, causa-me também satisfação, pois garante-me que não suspeitam absolutamente nada de mim, e espero que te agrade pelo mesmo motivo.

<< Página Anterior

pág. 34 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 34

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7