Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: Capítulo II

Página 36
Ele estava de fato de cerimónia e sapatos de couro envernizado, e eu não conseguia tirar os olhos dele, mas de cada vez que ele olhava para mim eu tinha de fingir que estava a olhar para um anúncio mesmo por cima da sua cabeça. Quando chegámos à estação, ele pôs-se ao meu lado, com a parte da frente da camisa branca a exercer pressão sobre o meu braço, e ameacei-o de que chamava um polícia, mas ele já sabia que eu estava a mentir. Estava de tal forma excitada que quando nos metemos num táxi mal me apercebi de que não era no metro que eu estava a entrar! Tudo aquilo em que repetidamente pensava, era: «A vida são dois dias! A vida são dois dias!»

Virou-se para a senhora Mckee e a sala ressoou em pleno com o seu riso artificial:

- Minha cara - exclamou -, vou dar-lhe este vestido assim que estiver farta dele. Tenho de comprar outro amanhã. Vou fazer uma lista de todas as coisas que preciso de fazer. Uma massagem e uma permanente ao cabelo, e comprar uma coleira para o cão, um desses cinzeiros pequenos, muito engraçados, de carregar na mola, e uma coroa com laço de seda preta para a sepultura da minha mãe, que dure o Verão inteiro. Tenho de escrever tudo num papel, não vá eu esquecer-me de alguma das coisas que preciso de fazer.

Eram nove horas da noite - e quando, quase imediatamente a seguir, olhei para o relógio, verifiquei que já eram dez. O senhor Mckee tinha adormecido numa cadeira, com os punhos fechados no colo, como uma fotografia de um homem de acção. Tirei o lenço do bolso e limpei-lhe da cara a mancha de sabão seco que toda a tarde me tinha afligido.

O cãozito estava sentado em cima da mesa a olhar como cego através do fumo e de vez em quando gania debilmente. As pessoas desapareciam e voltavam a aparecer, faziam planos para irem a qualquer sítio e logo se perdiam umas das outras, procuravam-se umas às outras e de repente encontravam-se a alguns pés de distância.

<< Página Anterior

pág. 36 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Grande Gatsby
Páginas: 173
Página atual: 36

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo I 1
Capítulo II 23
Capítulo III 39
Capítulo IV 60
Capítulo V 80
Capítulo VI 95
Capítulo VII 109
Capítulo VIII 140
Capítulo IX 156