Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 72

Capítulo 9: Ulisses no Inferno

Página 72

Logo me preparei para obedecer ao desejo de minha mãe. Outras sombras, no entanto, rodeavam-me, sombras de heróis, de reis, de rainhas, de moços e de velhos.

Mas como nomeá-las todas? Como repetir o que lhes ouvi? Nem a longa noite bastaria para isso! Agora só quero que os deuses, e vós, meus amigos, pensem em preparar a embarcação ligeira que me levará à Pátria distante...

Ulisses acabara de falar, e ainda, emudecido e encantado, o auditório esperava que a sua narrativa continuasse. A rainha Arete, o rei, o herói Equéneo, que era o mais velho dos Feácios, louvaram a sua inteligência e eloquência singulares, resolveram dar-lhe presentes de valor; e, por fim, Alcino suplicou insistentemente que lhe contasse mais alguma coisa das muitas que vira no reino das sombras, e que assim levassem a noite inteira.

Ulisses não se fez rogado, e continuou a narração. Descreveu-lhe, por exemplo, o suplício do célebre Tântalo, vítima de tormentos que ninguém imaginaria: - ardendo em sede, Tântalo está no meio de um grande tanque, cuja água lhe sobe ao queixo, e de que ele não consegue haurir nem uma gota; de cada vez que tenta fazê-lo, a água esvai-se, e a seus pés estende-se unicamente a areia seca.

<< Página Anterior

pág. 72 (Capítulo 9)

Página Seguinte >>

Capa do livro Odisseia
Páginas: 129
Página atual: 72

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Odisseia 1
Telémaco e os Pretendentes 2
Calipso 8
A Tempestade 13
Nausica 19
O Cavalo de Pau 32
Polifemo e Ninguém 41
Éolo e Circe 54
Ulisses no Inferno 66
As Sereias Sila e Caribdes 75
Os Rebanhos do Sol 85
Ulisses Despede-se de Córcira 90
Eumeu, o Feitor de Ulisses 96
Telémaco Reconhece Ulisses 103
Argus, o Cão Fiel 114
Derrota dos Pretendentes, Vitória de Ulisses 118