Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 74

Capítulo 9: Ulisses no Inferno

Página 74

Mas de quem o Herói falou com maior largueza foi de Agamémnon, de Aquiles, de Pátroclo, de Antíloco e de Ajax, seus companheiros e amigos do cerco de Tróia. De Aquiles, sobretudo, desse chefe de inigualável valentia que nunca ninguém vencera, e que só uma seta perdida, cravando-se no calcanhar - única parte do seu corpo vulnerável aos golpes - prostrara e matara; de Aquiles que, nunca olvidado das vitórias e da glória que em vida obtivera, dizia antes querer servir de criado na casa de um pobre camponês, do que ser rei e senhor no pálido reino das sombras!

«Confortei-o e consolei-o - disse Ulisses contando-lhe que o filho, o destemido Neoptolemo, era um digno sucessor do pai, tendo desbaratado e derrotado um sem-número de Troianos, sempre de espada em punho e de alma disposta aos maiores sacrifícios pela causa dos Gregos...

«Andei, - prosseguiu Ulisses - mais tempo ainda no convívio das sombras. Mas tantas me perseguiram, tantas me interrogaram, chamando, gritando, chorando, que o medo tomou-me e resolvi fugir-lhes. Por isso, regressei à luz e à alegria da vida, e ordenei aos meus marinheiros que pegassem nos remos, e que remassem depressa. Logo que o navio sulcou as águas do Oceano, o reino da Morte se escondeu no horizonte fugidio do mar...»

<< Página Anterior

pág. 74 (Capítulo 9)

Página Seguinte >>

Capa do livro Odisseia
Páginas: 129
Página atual: 74

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Odisseia 1
Telémaco e os Pretendentes 2
Calipso 8
A Tempestade 13
Nausica 19
O Cavalo de Pau 32
Polifemo e Ninguém 41
Éolo e Circe 54
Ulisses no Inferno 66
As Sereias Sila e Caribdes 75
Os Rebanhos do Sol 85
Ulisses Despede-se de Córcira 90
Eumeu, o Feitor de Ulisses 96
Telémaco Reconhece Ulisses 103
Argus, o Cão Fiel 114
Derrota dos Pretendentes, Vitória de Ulisses 118