Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 77

Capítulo 10: As Sereias Sila e Caribdes

Página 77
- passai o dia tranquilamente, descansai e folgai sem receio; amanhã, ao romper de alva, embarcareis de novo e continuareis a vossa travessia. Eu própria vos ensinarei o rumo que deveis tomar, e dar-vos-ei todas as instruções necessárias, para que assim eviteis as desgraças que vos ameaçam ainda na terra e no mar, e que doutro modo vos seriam fatais...»

Pouco se demorou a deusa entre nós. O sono chamava-nos. Repousámos a noite inteira. E, na manhã seguinte, Circe voltou para junto de nós, e chamando-me de lado, segredou-me:

- «As primeiras dificuldades e perigos da tua viagem estão passados. Mas ouve agora bem o que te vou revelar, e não o esqueças na hora da aflição.

No teu caminho encontrarás as sereias. As sereias, Ulisses, fascinam e encantam todos os homens que as vêem de perto. Ai daqueles que têm a imprudência de escutar seus gorjeios melodiosos! Sedu-los essa melodia embaladora - e as sereias guardam-nos então cativos, num vasto prado, em que não há senão montões de ossos e cadáveres a secar ao sol ardente. Passa junto das sereias sem parar, e, para melhor defender a tripulação do teu barco, tapa com cera os ouvidos dos homens, para que nada escutem da música feiticeira! Tu - poderás ouvir, se quiseres.

<< Página Anterior

pág. 77 (Capítulo 10)

Página Seguinte >>

Capa do livro Odisseia
Páginas: 129
Página atual: 77

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Odisseia 1
Telémaco e os Pretendentes 2
Calipso 8
A Tempestade 13
Nausica 19
O Cavalo de Pau 32
Polifemo e Ninguém 41
Éolo e Circe 54
Ulisses no Inferno 66
As Sereias Sila e Caribdes 75
Os Rebanhos do Sol 85
Ulisses Despede-se de Córcira 90
Eumeu, o Feitor de Ulisses 96
Telémaco Reconhece Ulisses 103
Argus, o Cão Fiel 114
Derrota dos Pretendentes, Vitória de Ulisses 118