Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 92

Capítulo 12: Ulisses Despede-se de Córcira

Página 92
Foi nesse porto que os marinheiros de Ulisses ancoraram; e, como o Herói continuasse a dormir, ergueram-no nos braços, e depuseram-no na praia, deixando a seu lado os ricos presentes dados pelos Feácios. Cumprida a sua missão, voltaram para bordo, e trataram de remar sem descanso, para que breve Alcino recebesse boas notícias da chegada de Ulisses.

O pior é que Neptuno, deus do mar, detestava quantos pretendiam conhecer os caminhos das ondas, e vencer os perigos e dificuldades das navegações.

Os Feácios, que tinham a fama, e a fama justa, de serem os melhores pilotos do Mundo, não podiam escapar à sua cólera sobretudo agora, por terem conduzido à pátria desejada o sábio Ulisses, que Neptuno não estimava muito. Boa ocasião para satisfazer o seu ódio!

Por isso não perdeu tempo. Vendo o barquinho leve atravessar o mar com rapidez e segurança, o que há-de fazer? Toca-lhe com a forte mão espalmada, e imediatamente a madeira se transforma em pedra, em rochedo em forma de navio, mas enraizado no fundo da água como qualquer outro penedo. Felizmente, aconteceu isto mesmo junto da ilha de Córcira. Os marinheiros foram todos para terra. Mas o barco onde Ulisses conseguira enfim alcançar as praias de Ítaca - esse nunca mais serviu senão para sofrer o furioso embate das ondas que espumavam contra a sua maciça bruteza...

<< Página Anterior

pág. 92 (Capítulo 12)

Página Seguinte >>

Capa do livro Odisseia
Páginas: 129
Página atual: 92

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Odisseia 1
Telémaco e os Pretendentes 2
Calipso 8
A Tempestade 13
Nausica 19
O Cavalo de Pau 32
Polifemo e Ninguém 41
Éolo e Circe 54
Ulisses no Inferno 66
As Sereias Sila e Caribdes 75
Os Rebanhos do Sol 85
Ulisses Despede-se de Córcira 90
Eumeu, o Feitor de Ulisses 96
Telémaco Reconhece Ulisses 103
Argus, o Cão Fiel 114
Derrota dos Pretendentes, Vitória de Ulisses 118