Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: Os dois encontros

Página 164
E dirigindo-se à es posa: - Parece-me um sonho; esta aventura oculta- me um mistério. Devo sabê-lo.

A marquesa estremeceu.

- Há já algum tempo respondeu ela - Helena tornou-se extraordinariamente romanesca e muito exaltada. Não obstante meus cuidados em combater essa tendência do seu caráter...

- Isso não é claro...

Mas, imaginando ouvir no jardim os passos da filha e do estrangeiro, o general interrompeu-se para abrir precipitadamente a janela.

- Helena! - gritou.

A voz perdeu-se na noite como uma vã profecia. Pronunciando esse nome, ao qual nada mais respondia no mundo, o general rompeu, como por encantamento, o sortilégio ao qual uma potência diabólica o submetera. Uma espécie de espírito perpassou-lhe a face. Viu nitidamente a cena que acabava de se passar e maldisse aquela fraqueza que não compreendia. Um estremecimento percorreu-lhe todo o corpo; tornou se o que era, terrível, sedento de vingança, e soltou um grito medonho.

- Socorro! Socorro!...

Correu aos cordões das campainhas, puxou-os de modo a quebrá-los após fazer retinir estranhos tilintares. Todos os criados despertaram em sobressalto. Gritando sempre, abriu a janela, chamou os gendarmes, pegou a pistola, atirou para apressar a marcha dos cavaleiros, o despertar dos criados e a aparição dos vizinhos. Os cães, reconhecendo a voz do patrão, ladraram, e os cavalos relincharam. Foi um terrível tumulto no meio da noite calma. Descendo a escada para correr atrás da filha, o general viu os criados assusta dos que acudiam de toda a parte.

Helena - disse a mãe à jovem -, pense na miséria que a espera.

A tais palavras, o desconhecido fez um movimento que atraiu a atenção sobre si. Lia-se no seu rosto uma expressão de desdém.

- A hospitalidade que lhe dei custa-me caro! - lamentou-se o general.

<< Página Anterior

pág. 164 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Mulher de Trinta Anos
Páginas: 205
Página atual: 164

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Primeiros erros 1
Sofrimentos desconhecidos 75
Aos trinta anos 98
O dedo de Deus 123
Os dois encontros 138
A velhice de uma mãe culpada 190