Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: Os dois encontros

Página 176
Nesse momento, o general encontrou o olhar seivático do raptor de sua filha. Pai e genro reconheceram-se imediatamente. O capitão, mudando de movimento, como se o marquês não pesasse nada, longe de o precipitar ao mar, colocou-o de pé junto do mastro grande. Elevou-se um murmúrio no convés; o corsário lançou então um só olhar a toda aquela gente, e subitamente se restabeleceu o mais profundo silêncio.

- E o pai de Helena disse o capitão com voz clara e firme. - Desgraçado daquele que não o respeitar!

Alegres aclamações ressoaram no convés e subiram para o céu como uma prece da Igreja, como a primeira frase do Te Deum. Os grumetes balouçaram-se nas cordas, os marinheiros lançaram os bonés para o ar, os artilheiros bateram com os pés, cada qual se agitou, assobiou, urrou, jurou. A expressão fanática dessa alegria tornou o general inquieto e sombrio. Atribuindo esse sentimento a algum mistério horrível, o primeiro grito, quando recuperou a fala, foi: - Minha filha! onde está? - o corsário lançou ao general um desses olhares profundos que, sem que lhe pudessem adivinhar a razão, perturbavam sempre as almas, ainda as mais intrépidas; tornou-o mudo, com grande satisfação dos marinheiros, contentes por verem o poder do seu chefe exercer-se sobre todos os seres; conduziu-o para uma escada, fê-lo descer e levou-o até junto da porta de uma cabine, que empurrou vivamente dizendo: - Ei-la.

Em seguida desapareceu, deixando o velho militar mergulhado num profundo pasmo diante do quadro que se lhe deparou. Ouvindo abrir bruscamente a porta do quarto, Helena erguera-se do divã onde re pousava; viu, porém, o marquês e soltou um grito de surpresa. Estava tão mudada que só uns olhos de pai podiam reconhecê-la. O sol dos trópicos havia embelezado

<< Página Anterior

pág. 176 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Mulher de Trinta Anos
Páginas: 205
Página atual: 176

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Primeiros erros 1
Sofrimentos desconhecidos 75
Aos trinta anos 98
O dedo de Deus 123
Os dois encontros 138
A velhice de uma mãe culpada 190