Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: O PAI GORIOT

Página 136
Onde ir buscar 100000 mil francos para o dote delas daqui a cinco anos? Há, sabes, circunstâncias na vida em que é preciso jogar forte e não gastar a felicidade para ganhar dinheiro.

- Mas fazes a pergunta que está na base da vida para toda a gente, e queres cortar o cordão umbilical com a espada. Para agir assim, meu caro, é preciso ser Alexandre, senão vai-se parar à prisão. Eu sou feliz com a pequena existência que terei na província, onde muito simplesmente irei suceder a meu pai. Os afectos do homem satisfazem tanto nos pequenos círculos como nas grandes circunferências. Napoleão não jantava duas vezes e não podia ter mais amantes do que um estudante de Medicina quando está interno nos Capucins. A nossa felicidade, meu caro, estará sempre entre a planta dos nossos pés e o occiput, e, quer custe um milhão por ano quer 100 luíses, a percepção intrínseca é a mesma dentro de nós. Concluo pela vida do chinês.

- Obrigado, foi bom falar contigo, Bianchon! Seremos sempre amigos.

- Olha lá - retomou o estudante de Medicina, ao sair da aula de Cuvier no Jardin des Plantes -, acabei de avistar a Michonneau e o Poiret falando num banco com um senhor que vi algures no ano passado perto da Câmara dos Deputados e que me pareceu ser um homem da Polícia mascarado de burguês honesto vivendo dos seus rendimentos. Estudemos esse casal: dir-te-ei porquê. Adeus, vou responder à chamada das 16 horas.

Quando Eugène voltou à pensão, encontrou o pai Goriot que o esperava. - Toma - disse o velhote -, eis uma carta dela. Que bela letra, não é! Eugène abriu a carta e leu.

O senhor meu pai disse-me que gosta da música italiana. Ficariamuito feliz se quisesse dar-me o prazer de aceitar um lugar no meu camarote. Teremos no sábado a Fodor e Pellegrini, tenho a certeza de que não irá recusar.

<< Página Anterior

pág. 136 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Pai Goriot
Páginas: 279
Página atual: 136

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O PAI GORIOT 1