Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: O PAI GORIOT

Página 137
O senhor de Nucingen junta-se a mim para lhe rogar que venha jantar connosco sem cerimónias. Se aceitar, dar-lhe-ia uma grande alegria ao liurd-lo da sua tarefa conjugal de me acompanhar. Não me responda, venha e receba os meus cumprimentos.

D.DEN.

- Mostrai-ma - disse o velhote a Eugène quando este acabou de ler a carta. - Irá, não é verdade? - Acrescentou após ter cheirado o papel. - Como cheira bem! Os dedos dela tocaram aqui!

«Uma mulher não se atira desta forma à cabeça de um homem», pensava o estudante. «Quer utilizar-me para ter de volta de Marsay. Só o despeito faz fazer tais coisas.»

- Então! - disse o pai Goriot. - Em que pensa?

Eugène não conhecia o delírio de vaidade de que algumas mulheres sofriam nesta altura, e não sabia que, para abrir uma porta no faubourg Saint-Cermain, a mulher de um banqueiro era capaz de todos os sacrifícios. Nesta época, a moda começava a pôr acima de todas as mulheres aquelas que eram admitidas na sociedade do faubourg Saint-Germain, chamadas senhoras do Petit-Château, entre as quais a senhora de Beauséant, a amiga a duquesa de Langeais e a duquesa de Maufrigneuse estavam na primeira fila. Só Rastignac ignorava a fúria que possuía as mulheres da Chausée-d'Antin para entrar no círculo superior onde brilhavam as constelações do seu sexo. Mas essa falta foi-lhe proveitosa, deu-lhe frieza, e o triste poder de impor condições em vez de as receber.

- Sim, irei - respondeu.

Assim, a curiosidade levava-o a casa da senhora de Nucingen, enquanto, se esta mulher o tivesse desprezado, talvez lá tivesse ido levado pela paixão. No entanto não esperou pelo dia seguinte e pela hora de sair sem alguma ansiedade impaciente. Para um jovem, existe na sua primeira intriga tanto encanto quanto talvez se possa encontrar no primeiro amor.

<< Página Anterior

pág. 137 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Pai Goriot
Páginas: 279
Página atual: 137

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O PAI GORIOT 1