Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: O PAI GORIOT

Página 267
Corrompeu a senhora de Restaud com ideias loucas, fez a minha desgraça, vejo nele o inimigo do meu sossego. Que morra, que viva, tudo isso me é perfeitamente indiferente. Eis os sentimentos que tenho para com ele. O mundo poderá criticar-me, menosprezo a opinião pública. Tenho agora coisas mais importantes para fazer do que ocupar-me com o que pensarão de mim os idiotas ou indiferentes. Quanto à senhora de Restaud, não está em condições de sair. Além disso, não quero que ela deixe a casa. Dizei ao pai que logo que ela tiver desempenhado os seus deveres para comigo, para com o nosso filho, irá vê-lo. Se ela amar o pai; poderá estar liberta dentro de alguns instantes...

- Senhor conde, não me cabe julgar o seu comportamento, o senhor é dono da sua mulher, mas posso contar com a sua lealdade? Pois bem! Prometei-me somente de lhe dizer que o pai não tem um dia de vida, e já a amaldiçoou não a vendo à cabeceira dele!

- Dizei-lhe você mesmo - respondeu o senhor Restaud, tocado pelos sentimentos de indignação que o tom de Eugène traía.

Rastignac entrou, conduzido pelo conde, no salão onde estava habitualmente a condessa, encontrou-a banhada em lágrimas e enfiada numa poltrona como uma mulher que quer morrer. Teve pena dela. Antes de olhar para Rastignac, lançou sobre o marido olhares de receio que anunciavam uma prostração completa das suas forças aniquiladas por uma tirania moral e física. O conde acenou a cabeça, pensou estar a ser encorajada a falar.

- Senhor, ouvi tudo. Dizei a meu pai que se ele conhecesse a situação na qual me encontro, iria perdoar-me. Não contava com este suplício, está acima das minhas forças, senhor, mas resistirei até ao fim - disse ao marido. - Sou mãe. Dizei a meu pai que sou irrepreensível em relação a ele, apesar das aparências - gritou com desespero ao estudante.

<< Página Anterior

pág. 267 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Pai Goriot
Páginas: 279
Página atual: 267

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O PAI GORIOT 1