Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: Capítulo III

Página 207
Cada uma das faces dos cubos tinha preso um papel onde estavam escritas as palavras do léxico laputiense sem qualquer ordem, nos seus diversos modos, tempos ou casos. O mestre pediu-me que prestasse atenção porque ia pô-la em movimento. A uma ordem sua, cada um dos discípulos pôs a mão numa das quarenta manivelas de ferro colocadas nos dois flancos da geringonça e deu uma volta, de forma que a ordem das palavras sofreu uma mudança completa. Pediu então a trinta e seis dos alunos que lessem lentamente as diferentes linhas tal como apareciam no tabuleiro e, quando encontravam três ou quatro palavras que, justapostas, constituíam uma frase, ditavam-nas para os restantes quatro que actuavam como secretários. A operação repetiu-se três ou quatro vezes e, sempre que os cubos se moviam de um lado para o outro, apareciam novas palavras no tabuleiro a cada volta da manivela.

Os jovens discípulos dedicavam seis horas diárias a esta tarefa; e o professor mostrou-me diversos volumes, de grande formato, onde eram recolhidas frases desconexas que tinha a intenção de reformular. Com este rico material acumulado contava apresentar ao mundo um tratado científico ou filosófico. Apesar disso, todo este processo poder-se-ia acelerar se fosse criado um fundo público para se construírem quinhentas máquinas idênticas em Lagado, obrigando-se os utilizadores a contribuir com as diversas colecções para o acervo científico comum.

Confirmou-me que empregara naquele invento todos os pensamentos desde a sua juventude, que vazara todo o léxico nesta estrutura e que efectuara o mais rigoroso dos cálculos da proporção geral que existe nos compêndios entre o número de sílabas, substantivos, verbos e outras partes da oração.

<< Página Anterior

pág. 207 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro As Viagens de Gulliver
Páginas: 339
Página atual: 207

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Carta do Comandante Gulliver a seu primo Sympson 1
Prefácio do primeiro editor Richard Sympson 3
Capítulo I 8
Capítulo II 85
Capítulo III 170
Capítulo IV 249