Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: Capítulo I

Página 78
O pior estava feito. Tirei os outros cabos, que estavam empilhados num dos barcos, amarrando-os primeiramente ao bote e, depois, a nove dos barcos que me acompanhavam. O vento estava de feição, os marinheiros remaram e eu empurrei até que chegámos a quarenta jardas da costa. Bastava esperar que baixasse a maré para pôr o bote a seco; com a ajuda de dois mil homens, equipados com cordas e máquinas, consegui endireitar o barco, deixando-o sobre a quilha, e verifiquei que estava pouco danificado.

Não cansarei o leitor relatando as dificuldades com que me deparei para com a ajuda de uns improvisados remos que me custaram uns dez dias de trabalho levar o meu bote até ao porto real de Blefuscu, onde as pessoas se tinham aglomerado para me verem chegar, cheias de espanto ao verem uma nave tão prodigiosa. Disse ao imperador que a minha boa estrela tinha posto este barco no meu caminho, que me levaria a algum lugar de onde eu poderia empreender o regresso ao meu país natal, e pedi a Sua Majestade que desse as devidas ordens para conseguir os materiais necessários para arranjar o barco, assim como a sua autorização para partir, o que se dignou conceder-me após amáveis protestos.

Sentia-me muito espantado por, durante todo este tempo, não ter chegado nenhuma mensagem referente a mim, enviada pelo nosso imperador à corte de Blefuscu. Mais tarde, porém, foi-me dado a entender que Sua Majestade Imperial, acreditando que não me passava pela cabeça qual o seu propósito, considerou que eu fora a Blefuscu apenas para cumprir a minha promessa, de acordo com a autorização concedida (e do conhecimento geral na nossa corte) e que, terminada a visita protocolar, regressaria passados poucos dias.

<< Página Anterior

pág. 78 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro As Viagens de Gulliver
Páginas: 339
Página atual: 78

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Carta do Comandante Gulliver a seu primo Sympson 1
Prefácio do primeiro editor Richard Sympson 3
Capítulo I 8
Capítulo II 85
Capítulo III 170
Capítulo IV 249