Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 4: II

Página 53
«Precisamente por ser estúpido», acrescentou, tornando mais explicativa a sua voz de tom condescendente. «E porque», prosseguiu ainda, como se estivesse a proceder a uma demonstração, «nenhuma pessoa de bom senso correria o risco de ser expulsa do último emprego que existe entre si próprio e a morte pela fome só para se ver livre de uma contrariedade menos... - de uma aflição sem grande importância. Acha que alguém com juízo faria tal coisa?»

«Não, claro que não», assenti, enquanto reprimia o desejo de me rir daquela seriedade um pouco misteriosa com que o capitão me ia expondo as conclusões da sua experiência da vida, como se estas fossem o resultado de não sei que interditos processos. «O tipo parece-me é um bocado louco. Deve ser, com certeza.»

«Quanto a isso, julgo que todos os seres humanos deste mundo são um pouco loucos», retorquiu ele, sempre judicioso, com a maior serenidade.

«Como? O senhor não admite excepções?», perguntei-lhe, só para ver o que ele arranjaria para me responder.

O capitão ficou um momento calado, depois declarou de modo muitíssimo positivo:

. «Ora, vamos lá! Sabe que até do senhor o capitão Kent diz o mesmo.»

«Ah, sim, diz?», respondi eu, com acentuado mau-humor, sentindo-o nascer em mim contra o meu antigo capitão, num impulso instantâneo. «Não é isso o que se pode ler no atestado que ele me passou e que trago aqui no bolso. Mas contou-lhe, por acaso, alguns episódios dessa minha loucura, ele?»

O capitão Giles explicou-me, procurando falar num tom de conciliação, que se tratara apenas de uma referencia amigável à minha brusca partida do navio, sem qualquer motivo de justificação aparente.

Então, limitei-me a resmungar em voz baixa e aborrecida: «Oh! Isso da minha saída do navio», e apressei o passo.

<< Página Anterior

pág. 53 (Capítulo 4)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Linha de Sombra
Páginas: 155
Página atual: 53

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Nota do autor 1
I 6
II 42
II 43
III 64
IV 90
V 106
VI 129