Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: A AVENTURA DOS PLANOS BRUCE-PARTINGTON

Página 106
Não me ocorre mais nenhuma pergunta.

Holmes examinou a fechadura do cofre, a porta da sala e, por fim, as portadas de ferro da janela. Foi quando já nos encontrávamos na relva que vi o seu interesse visivelmente excitado. Havia uns loureiros junto à janela, com vários ramos torcidos ou quebrados. Estudou-os cuidadosamente com a lupa e, depois, uma marca difusa na terra. Pediu ao funcionário que fechasse as portadas de ferro e chamou a minha atenção para o facto de não se ajustarem bem, ao centro, o que permitia a uma pessoa, do exterior, ver o que se passava na sala.

- Três dias de intervalo retiram crédito a estas indicações. Podem significar qualquer coisa ou coisa nenhuma. Woolwich já não nos pode ajudar mais. Foi pequena a nossa colheita. Vejamos se em Londres teremos mais sorte.

Acrescentaríamos, no entanto, a nossa colheita antes de partirmos da estação de Woolwich. O homem da bilheteira garantiu ter reparado em Cadogan West - que conhecia bem de vista - na noite de segunda-feira e que ele fora para Londres no comboio das 8 e 15, por London Bridge. Estava sozinho e comprara um bilhete de terceira classe. Na altura, o bilheteiro ficara surpreendido com nervosismo de West. Este tremia tanto que mal pudera segurar no troco, e o bilheteiro tivera de o ajudar. Consultando o horário, verificámos que o comboio das 8 e 15 era o primeiro que West poderia ter tomado, após ter deixado a senhora, pelas 7 e 30.

- Vamos reconstituir os acontecimentos, Watson - disse Holmes passada meia hora de silêncio. - Não sei se já encontrámos algum caso mais difícil do que este. Cada passo em frente só nos revela uma nova dificuldade. Mas sem dúvida que avançámos alguma coisa.

»O resultado da nossa investigação em Woolwich é, no essencial, contra o jovem Cadogan West, mas as indicações junto à Janela permitem conjecturar uma hipótese mais favorável.

<< Página Anterior

pág. 106 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Última Aventura de Sherlock Holmes
Páginas: 210
Página atual: 106

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
A AVENTURA DE WISTERIA LODGE 2
A AVENTURA DA CAIXA DE CARTÃO 38
A AVENTURA DO CÍRCULO VERMELHO 64
A AVENTURA DOS PLANOS BRUCE-PARTINGTON 87
A AVENTURA DO DETECTIVE MORIBUNDO 121
O DESAPARECIMENTO DE LADY FRANCES CARFAX 139
A AVENTURA DO PÉ DO DIABO 162
O ÚLTIMO CASO 192