O Regresso de Sherlock Holmes - Cap. 12: A Aventura de Abbey Grange Pág. 309 / 363

Correu para os ladrões, mas um outro... um homem idoso... baixou-se, pegou no atiçador e bateu-lhe com violência. O meu marido caiu com um gemido e não se voltou a mexer. Voltei a desmaiar, mas não devo ter estado inconsciente mais de alguns minutos. Quando voltei a abrir os olhos, vi que eles tinham tirado do aparador as pratas e uma garrafa de vinho. Tinham todos um copo na mão. Já lhe disse, creio, que um deles era idoso, com barba, e os outros eram rapazes, de cara rapada. Podia ser o pai e dois filhos. Falavam entre si baixinho. Depois, asseguraram-se de que eu estava bem amarrada. Foram-se finalmente embora, fechando a janela depois de saírem. Só um quarto de hora depois é que consegui ficar com a boca livre e os meus gritos fizeram que a minha criada viesse em meu auxílio. Os outros criados depressa acordaram e mandámos chamar a polícia local, que comunicou imediatamente com Londres. É tudo quanto lhes posso dizer, meus senhores e creio não ser necessário voltar a repetir uma história tão dolorosa como esta.

- Tem algumas perguntas que queira fazer, Sr. Holmes? - perguntou Hopkins.

- Não abusarei mais da paciência e do tempo de Lady Brackenstall - disse Holmes. - Mas, antes de examinar a sala de jantar, gostaria de ouvir o seu relato - e olhou para a criada.

- Vi os homens ainda antes de entrarem em casa - disse ela. Estava sentada à janela do meu quarto e vi, à luz do luar, três homens junto do portão, mas não me incomodei com isso. Isso foi mais de uma hora antes de a minha senhora gritar, quando corri para cá e a encontrei, pobrezinha, exactamente como ela disse, e a ele com os miolos e o sangue pelo chão. Era uma situação que faria qualquer mulher perder o juízo, ver-se ali amarrada, com o seu próprio vestido manchado do sangue dele, mas a Miss Mary Frazer , de Adelaide, nunca faltou coragem e Lady Brackenstall de Abbey Grange não deixou de ser a mesma mulher.





Os capítulos deste livro