Com uma ternura maternal, a mulher alta pôs o braço pelos ombros de Lady Brackenstall e levou-a da sala.
- Tem estado com ela sempre - disse Hopkins. - Foi sua ama quando ela era bebé e veio com ela para Inglaterra quando deixaram a Austrália há dezoito meses. Chama-se Theresa Wright e é o tipo de criada que hoje em dia já não se encontra. Por isso, Sr. Holmes, se não se importa!
O rosto de Holmes já não tinha a expressão de vivo interesse que antes mostrara e percebi que o fascínio pelo caso desaparecera ao desaparecer o mistério. Ainda faltava efectuar a prisão dos culpados, mas quem eram aqueles bandidos vulgares para que ele sujasse as suas mãos com eles? Um médico altamente qualificado e especializado que verifica ter sido chamado para um caso de sarampo sentiria a mesma irritação que eu via no olhar do meu amigo. No entanto, a cena na sala de jantar de Abbey Grange era suficientemente estranha para atrair a sua atenção e fazer que ele recuperasse o interesse perdido.
Era uma sala muito grande e alta, com o tecto em talha, paredes revestidas a madeira e belos exemplares de cabeças de veado e armas antigas nas paredes. Ao fundo da sala, em oposição à porta, localizava-se a janela que dava para o jardim de que nos tinham falado. As três outras janelas mais pequenas na parede do lado direito deixavam entrar o sol frio de Inverno. À esquerda, havia uma enorme lareira com uma maciça cornija de madeira de carvalho. Ao lado da lareira, estava uma pesada cadeira também de madeira de carvalho, com braços e travessas nas pernas.