ELSIE *RE*ARE TO MEET THY GO*
Ao acrescentar um P e um O, a mensagem ficou completa:
ELSIE PREPARE TO MEET THY GOD
O que me indicou que o bandido passara da persuasão à ameaça e o conhecimento que tinha dos bandidos de Chicago deu-me a certeza de que passaria rapidamente à acção. Vim imediatamente para Norfolk com o meu amigo e colega. Dr. watson, mas, infelizmente, apenas pudemos constatar que o pior acontecera.
- É um privilégio trabalhar consigo num caso - disse o Inspector calorosamente. - No entanto, não levará a mal que lhe fale com total franqueza. O senhor apenas tem de responder perante si próprio, mas eu tenho de responder perante os meus superiores. Se este tal Abe Slaney, que está hospedado em Elrige, é de facto o assassino, e se conseguiu fugir enquanto eu estou aqui sentado, ver-me-ei em sérios apuros.
- Não precisa de estar inquieto. Ele não tentará fugir.
- Como é que sabe?
- Fugir seria confessar a sua culpa.
- Então, vamos prendê-lo.
- Estou à espera dele a qualquer momento.
- Porque é que ele há-de vir cá?
- Porque lhe escrevi a pedir-lhe que viesse.
- Mas isso é incrível. Sr. Holmes! Porque é que ele há-de vir apenas porque o senhor lhe pediu? Tal pedido não lhe levantará suspeitas, fazendo que fuja?
- Creio que redigi bem o bilhete que lhe enviei - disse Sherlock Holmes. - Com efeito, se não me engano, esse senhor vem neste momento em direcção à casa.
Um homem percorria a passos largos o caminho que dava para a porta de entrada. Era um tipo alto, bem-parecido e moreno, que vestia um fato de flanela cinzenta e panamá; tinha uma barba negra hirsuta e um grande nariz adunco de ar agressivo.