Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: Capítulo 2

Página 23
rodeando-o de cercas, e deitam abaixo casas e aldeias, deixando apenas a igreja para servir de curral aos carneiros. E embora, em Inglaterra, grande parte do terreno seja já ocupado por florestas, prados e coutadas, estes honrados e santos varões transformam em desertos e desolação os lugares habitados e as terras aráveis.

É assim que um avaro impaciente e insaciável pode tornar-se uma praga para o 'seu próprio país, fechando com um só muro milhares de hectares de terreno, escorraçando os agricultores das suas casas, uns por meio de fraude, outros empregando a violência, obrigando-os, com perseguições e insultos, a vender as suas terras por uma ninharia. Em conclusão, por um meio ou por outro, pela força ou pela astúcia, são os desgraçados obriga- dos a partir, maridos e mulheres, órfãos e viúvas, mães chorosas com crianças de peito, afastando-se da sua terra e casa, sem em qualquer lugar encontrarem refúgio. São forçados a vender todos os haveres domésticos, cujo fraco valor ofereça mesmo assim possibilidades de venda. Esgotado este recurso, no decurso da sua vagabundagem forçada, que lhes resta senão roubar e serem em seguida enforcados, ou então a mendicidade nas cidades, e neste caso serem lançados nas prisões, acusados de vagabundagem, de não terem casa nem trabalho, o que não é de admirar, se ninguém lhes dá trabalho, embora se empenhem em oferecer .os seus serviços! Um único pastor ou vaqueiro basta para ocupar com o seu gado uma porção de terreno que até então exigia grande número de braços na sua cultura.

Esta é, também, a causa da carestia de víveres em muitas regiões da ilha.

Além disso, o preço da lã subiu de tal maneira que os tecelões pobres, que a costumavam trabalhar e tecer, não podem já comprá-la. Deste modo se vêem forçados a abandonar a sua profissão

<< Página Anterior

pág. 23 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Utopia
Páginas: 133
Página atual: 23

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 8
Capítulo 3 51