Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: Capítulo 2

Página 41
pelo contrário, a pobreza e a necessidade amolecem e degradam a coragem e habituam os homens à paciência, extirpando-lhes o germe da audácia e da rebelião.

«Ah!, se eu tivesse a coragem de me levantar novamente e ou- sasse afirmar que os seus conselhos eram desonrosos e infames para o príncipe, cuja honra e segurança está mais nas riquezas do seu povo que no seu tesouro próprio, e se declarasse que os homens escolhem um rei, para sua vantagem, e não para vantagem do rei, com o fim de viverem em segurança, ao abrigo de insultos e violências, graças ao esforço e ao trabalho do príncipe; e que por isso o dever deste é prezar mais a riqueza do povo que a sua própria riqueza, tal como um pastor, pois a sua condição aproxima-se da deste, que deve alimentar o seu rebanho mesmo em detrimento de si próprio.

«Pois que o afirmar que a manutenção e salvaguarda da paz consiste na pobreza do povo é contradito pela evidência. Pois onde se vêem mais discussões, pancadarias, lutas e brigas, senão entre os mendigos? Quem deseja mais vivamente uma mudança e alteração do que aqueles a quem não agradam as condições em que vivem? E quem terá mais audácia para tudo revolver, na esperança de ganhar alguma coisa, senão os que nada têm a perder? E se um rei fosse tão desprezado e odiado pelos seus súbditos que só conseguisse manter o seu domínio por meio de injustiças, pilhagens, confiscações e mendicidade geral, bem melhor seria para ele que abandonasse o reino, em vez de o conservar por estes meios: pois, neste caso, apenas conservava o título e não a majestade real. A dignidade real não está em reinar sobre mendigos, mas sim sobre homens livres e ricos. O mesmo sentimento penetrava Fabrício quando este afirmou que preferia

<< Página Anterior

pág. 41 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Utopia
Páginas: 133
Página atual: 41

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 8
Capítulo 3 51