Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: Capítulo 2

Página 43
também esta soma demasiado pequena e insuficiente para encorajar o rei a apoderar-se dos bens dos seus súbditos. Sem dúvida, foi este o seu principal objectivo ao promulgar a lei. Teve, no entanto, outros factores em consideração: pensou que esta reserva permitiria que ao povo não faltas- se dinheiro para manter as suas transacções diárias e para o seu comércio. E também que o príncipe não teria outra solução senão contribuir com a sua fortuna pessoal sempre que fosse necessário soma superior a esta, e, por isso, evitaria as ocasiões que fossem prejudicar os seus súbditos, pois teria de pagar do seu bolso. Um rei assim é o terror dos maus e o objecto do amor dos homens de bem.

«Ora, dizei-me, se eu fizesse estas e outras afirmações, no meio de homens absolutamente dispostos a princípios opostos, não seria o mesmo que falar para surdos?

- Sem dúvida, surdos como portas - concordei -, e não é de admirar. E, para vos dizer a verdade, concordo que não vale a pena dar tais conselhos, com a certeza de que não serão considerados ou seguidos. Pois como poderiam palavras tão estranhas ser úteis e arrancar-lhes das cabeças os preconceitos e crenças aí firmemente instalados? Esta filosofia é bem recebida numa conversa familiar entre amigos, mas não vem a propósito nos conselhos dos reis, onde se tratam problemas urgentes e se argumenta com grande autoridade.

- Essa era a minha ideia quando vos dizia que a filosofia não tem assento entre os reis.

- De acordo, quanto à filosofia escolástica, que para cada circunstância pensa ter uma solução. Mas existe outra filosofia, menos rígida, que conhece o papel que lhe incumbe na peça a representar e o desempenha com comedimento e ordenação. Esta é a filosofia que deveis aplicar. Ora, se, durante a representação

<< Página Anterior

pág. 43 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Utopia
Páginas: 133
Página atual: 43

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 8
Capítulo 3 51