Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: Capítulo 2

Página 44
de uma comédia de Planto, na altura em que os escravos mais se divertem, surgísseis repentinamente no palco, em trajes de filósofo, declamando aquele passo da Octavia, em que Séneca discute com Nero, seria melhor que vos limitásseis a urna personagem muda, do que terdes apresentado uma cena despropositada para a altura e lugar, representando uma incrível salada tragicómica. Ao misturardes uma parte que nada tinha a ver com o assunto, estragaríeis a peça, embora o que adicionastes seja de qualidade superior. Deveis representar o melhor possível o papel que vos for atribuído e não o perturbar introduzindo nele a desordem só porque vos veio à ideia um outro mais feliz e melhor.

«O mesmo acontece quanto aos negócios do Estado e aos conselhos dos reis e príncipes. Se não se consegue arrancar dos seus espíritos, de uma só vez e pela raiz, as opiniões e princípios errados e perversos; se não se consegue, mesmo que se deseje, abolir os vícios e os costumes imorais instaurados pelo hábito, não devemos por isso abandonar o bem público; não se deve abandonar o barco num mar tempestuoso, por se não conseguir dominar os ventos.

«Não, não vos deveis esforçar por introduzir nas suas cabeças princípios novos, que bem sabeis serem estranhos a sua maneira de pensar e de ser, e de que não farão caso algum. «Deveis, antes, hábil e cautelosamente, tentar dizer a verdade no momento apropriado e de maneira indirecta, para

<< Página Anterior

pág. 44 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Utopia
Páginas: 133
Página atual: 44

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 8
Capítulo 3 51