Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: Capítulo 1

Página 5

Por todas estas razões, caro Pedro, do coração vos peço que faleis com Hitlodeu, pessoalmente, se vos for possível, ou que então lhe escreveis, para que no meu livro nada se encontre de falso, nem me escape parcela da verdade.

Penso mesmo que será bom que lhe mostreis o próprio livro, pois, no caso de algo me ter esquecido ou de algum erro me ter escapado, será ele a pessoa mais indicada para o corrigir ou emendar, coisa que só poderá fazer lendo-o cuidadosamente. Assim, podereis observar também à sua disposição: se fica contente e lhe agrada a minha obra. No caso de ele se decidir pela publicação dos seus trabalhos e viagens pelo seu próprio punho, ficaria possivelmente aborrecido, e eu também, pensando que, ao trazer a público a Utopia, eu o impedia e lhe roubava as primícias da sua história.

Contudo, para vos dizer a verdade, não estou ainda completamente decidido quanto à publicação deste livro. Pois que a natureza dos homens é tão diversa, a imaginação de alguns tão caprichosa, os seus espíritos tão cruéis, tão corrupto o seu juízo, que aqueles que levam uma vida alegre e divertida, arrastados apenas pelos prazeres carnais e sensuais, parecem estar em melhores condições que aqueles que se preocupam com os cuida- dos e estudos necessários à criação ou publicação de algo que possa ser agradável ou útil para os outros. No entanto, esses outros irão aceitar a sua obra com mero desdém, desprezo e crueldade.

A grande maioria dos homens é ignorante e muitos desprezam a sabedoria. Os que são rudes e bárbaros só aceitam o que, à sua semelhança, se apresenta bárbaro e rude. E mesmo os que possuem laivos de conhecimento rejeitam, como obra descuidada e comum, tudo o que não abarrota de velhas expressões, roídas pela traça e fora de moda. Alguns, só encontram prazer

<< Página Anterior

pág. 5 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Utopia
Páginas: 133
Página atual: 5

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 8
Capítulo 3 51