Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: Capítulo 3

Página 65
Encontram remédio rápido e fácil para as deteriorações presentes, prevendo mesmo as possíveis. Deste modo conservam os edifícios com pouco trabalho e pequena despesa, dando-lhes grande duração; de tal modo que os operários especializados neste trabalho quase não têm que fazer, ocupando-se em aparelhar a madeira e a pedra, para que, quando for necessário fazer alguma construção, a obra se faça rapidamente.

Vereis agora como são necessários poucos braços para a confecção do vestuário. Em primeiro lugar, nas horas de trabalho, cobrem-se confortavelmente com couro ou peles, vestimenta que lhes chega a durar sete anos. Quando saem, cobrem-se com um casaco que lhes tapa o grosseiro vestuário de trabalho. Estes casacos são da mesma cor, a cor natural da lã, para toda a ilha, gastando por isso muito menos tecido de lã que as outras nações, ficando-lhes, além disso, esses tecidos muito mais baratos. Como o linho exige menos trabalho, utilizam-no com muita frequência. Nos tecidos de linho preocupam-se apenas com a brancura, e nos de lã com a sua limpeza, sem se interessarem pela delicadeza ou finura do tecido. Eis a razão por que noutros países cada pessoa precisa de mais de quatro ou cinco trajes de cores diversas e outros tantos fatos de seda, e os elegantes de mais de uma dezena; aqui, um só fato dura-lhes, normalmente, dois anos.

Que mais se há-de desejar? Não se andaria mais bem vestido, nem mais confortavelmente protegido do frio, se mais fatos se tivessem.

É assim que, ocupando-se todos em ofícios úteis, e dado que poucos trabalhadores bastam para executar determinada actividade, reinando a abundância, grande número de habitantes são mandados reparar as estradas necessitadas de conserto. Outras vezes, quando não há necessidade desta actividade, é proclamado um decreto que determina que se ocupem menos horas

<< Página Anterior

pág. 65 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Utopia
Páginas: 133
Página atual: 65

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 8
Capítulo 3 51