O Livro da Selva - Cap. 1: OS IRMÃOS DE MÁUGLI Pág. 17 / 158

- Àquêlà errou o golpe - disse a pantera. - Tê-la-iam morto ontem à noite, mas queriam-te também a ti. Andaram a procurar-te no monte.

- Estava nos campos de lavra. Estou pronto. Olha! - Máugli ergueu a panela de lume.

- Bem! Ora, eu já vi os homens meterem um ramo seco nessa coisa e logo lhe desabrochava na extremidade a Flor Vermelha. Não tens medo?

- Não. Porque hei-de eu recear? Agora me lembro, se não é sonho, de que antes de ser lobo estava deitado ao lado da Flor Vermelha, que era quente e agradável.

Durante todo esse dia Máugli conservou-se no covil, cuidando da panela de fogo e chegando-lhe ramos secos para ver o efeito que produziam. Achou um ramo que o satisfez e à noite, quando Tábàqui veio ao covil dizer-lhe, com grande rudeza, que o chamavam para a Rocha do Conselho, desatou a rir até que Tábàqui fugiu. Máugli dirigiu-se então para a Rocha do Conselho ainda a rir-se.

Àquêlà, o lobo solitário, jazia ao lado do seu penedo, em sinal de que a chefia da alcateia estava vaga, e Xer Cane, com o seu séquito de lobos papa-sobejos, passeava de um lado para o outro à vista de todos, muito lisonjeado. Bàguirà estendia-se junto a Máugli, que segurava entre os joelhos a panela de fogo. Quando todos estavam reunidos Xer Cane começou a falar - coisa que nunca ousaria fazer quando Àquêlà estava em pleno vigor.

- Não tem direito nenhum - segredou Bàguirà. - Di-lo tu.

Ele é cachorro e fica assustado.

Máugli levantou-se de um salto.

- Gente livre - bradou -, é Xer Cane quem conduz a alcateia? Que tem o tigre que ver com a nossa chefia?

- Visto que a chefia está ainda vaga e sendo convidado a falar - começou Xer Cane.

- Convidado por quem? - perguntou Máugli. - Somos todos porventura chacais, para adularmos este magarefe de bovinos? A chefia da alcateia é assunto exclusivo da alcateia.





Os capítulos deste livro