Orgulho e Preconceito - Cap. 5: Capítulo V Pág. 18 / 414

Bingley dançou com ela duas vezes? Isto decerto leva a crer que ele a achou interessante. Aliás estou certa de que este foi o caso. Ouvi falar a respeito disso, mas não me lembro exatamente do que foi - qualquer coisa sobre Mr. Robinson.

- Talvez a senhora se refira ao que eu ouvi numa conversa entre ele e Mr. Robinson: já não lhe contei isto? Mr. Robinson perguntou o que ele achava do baile de Meryton, se não achava que havia grande número de

mulheres bonitas na sala. E perguntou também qual era a que ele achava mais bonita. Mr. Bingley respondeu imediatamente: "Oh, a mais velha das senhoritas Bennet, sem dúvida. Não deve haver duas opiniões a este respeito".

- Palavra de honra - bem, a resposta foi de fato muito pronta -, parece até que... No entanto tudo pode dar em nada, você sabe.

- Você é que não ouviu conversas tão agradáveis, Eliza - disse Charlotte. - As palavras de Mr. Darcy não foram tão amáveis quanto as de seu amigo, não é? Pobre Eliza! Ser julgada apenas "tolerável"...

- Peço-lhe que não incite Liza a ficar ressentida com a grosseria de Mr. Darcy, pois é um homem tão desagradável que seria uma infelicidade ser cortejada por ele. Mrs. Long me disse ontem que ele ficou sentado ao seu lado durante meia hora sem abrir a boca uma só vez.

- A senhora tem certeza? Não haverá aí um pequeno engano? - indagou Jane. - Estou certa de que vi Mr. Darcy falando com ela.

- Sim, porque ela perguntou afinal se ele gostava de Netherfield e ele não teve outro remédio senão responder.

- Mas, segundo Mrs. Long, ele pareceu ficar muito aborrecido por obrigarem-no a falar.

- Miss Bingley me disse - falou Jane - que ele é muito calado, a não ser com as pessoas mais íntimas. Com estas se mostra notavelmente agradável.





Os capítulos deste livro