O aluno tinha-se endireitado.
- Sim, senhor, é verdade - disse.
- Santo Deus! Não tem nada mais a dizer? - exclamou Soames.
- Sim, senhor, tenho, mas o choque desta terrível denúncia perturbou-me. Tenho aqui uma carta, Sr. Soames, que escrevi esta manhã, em consequência de uma noite em branco. Escrevi-lha antes de saber que o meu pecado fora descoberto. Aqui está; Sr. Soalmes. Verá que digo: «Decidi não me apresentar a exame. Foi-me oferecido um lugar na Polícia da Rodésia e parto imediatamente para a África do Sul».
- Estou muito satisfeito por saber que não tencionava tirar proveito da sua vantagem desleal - disse Soames. - Mas por que é que mudou de ideias?
Gilchrist apontou para Bannister
- Está ali o homem que me levou de volta ao bom caminho - disse.
- Então Bannister - disse Holmes. - Por aquilo que foi dito perceberá claramente que só você podia ter deixado este senhor sair, pois era a única pessoa na sala e deve ter fechado a porta à chave depois de sair. Quanto à possibilidade de ele ter fugido pela janela, era inacreditável. Não pode esclarecer a última questão deste mistério e contar-nos a razão da sua acção.
- Era muito simples, senhor, se soubesse, mas mesmo com toda a sua inteligência era impossível saber. Fui outrora mordomo do velho Sir Jabez Gilchrist, pai deste Jovem senhor. Quando ele ficou arruinado, vim para a universidade como criado, mas nunca me esqueci do meu antigo amo só por ele estar na mó de baixo.