Orgulho e Preconceito - Cap. 59: Capítulo LIX Pág. 400 / 414

Mas, Lizzy, você foi muito sonsa, muito reservada comigo. Não me contou quase nada do que aconteceu em Pemberley e em Lambton. Devo tudo o que sei a outra pessoa.

Elizabeth lhe explicou por que tinha guardado segredo. Não quisera falar no nome de Bingley. E a incerteza dos seus próprios sentimentos fazia com que ela evitasse falar no nome de Darcy. Mas agora Elizabeth não podia esconder por mais tempo da irmã a participação de Darcy no caso de Lydia. Contou tudo. Passaram metade da noite em conversa.

- Arre - exclamou Mrs. Bennet ao se aproximar da janela na manhã seguinte. - Não é que aquele homem desagradável já vem aí com o nosso querido Bingley? Que deseja ele, com essas visitas contínuas? Não vê que nos importuna? Por que não vai caçar ou fazer outra coisa em vez de nos impingir a sua companhia? Que faremos com ele? Lizzy, é melhor você ir passear novamente com ele, para que não se meta no caminho de Bingley.

Elizabeth não pôde deixar de rir diante de proposta tão conveniente. No entanto ela estava realmente contrariada com aquelas manifestações de sua mãe.

Assim que entrou, Bingley olhou para Elizabeth tão significativamente e lhe apertou as mãos com tanto calor que não podia haver dúvida de que estivesse bem informado. E pouco depois ele disse, em voz alta:

- Mrs. Bennet, a senhora não tem no seu parque outros caminhos em que Lizzy possa se perder?

- Aconselho Mr. Darcy, Lizzy e Kitty - disse Mrs. Bennet - a darem um passeio até Oakham Mount. É um belo e longo passeio e Mr. Darcy nunca viu a vista.

- Está muito bem para os outros - replicou Mr. Bingley -, mas estou certo de que é longe demais para Kitty. Não é, Kitty?

Kitty confessou que preferia ficar em casa. Darcy declarou que estava muito curioso para ver a vista, e Elizabeth consentiu em silêncio.





Os capítulos deste livro