Orgulho e Preconceito - Cap. 9: Capítulo IX Pág. 45 / 414

- Mas as pessoas em si mudam tanto que sempre existe nelas alguma coisa de novo a observar.

- Realmente - exclamou Mrs. Bennet, ofendida pela maneira como ele se referia aos moradores do campo. - Asseguro-lhes que existe tanta monotonia na cidade como no campo.

Todos ficaram surpresos e Darcy, depois de fitá-la um instante, virou-se para o outro lado em silêncio.

Mrs. Bennet, que imaginou ter ganhado uma vitória completa sobre o outro, continuou, triunfante:

- Não vejo em que Londres tenha tão grande vantagem sobre o campo, exceto quanto às lojas e lugares públicos. O campo é muito mais agradável, não é, Mr. Bingley?

- Quando estou no campo - respondeu este - nunca desejo ir embora. E quando estou na cidade acontece a mesma coisa. Cada lugar tem as suas vantagens. Sinto-me igualmente bem em ambos.

- Sim, isto é porque o senhor tem boa vontade. Mas aquele gentleman - disse ela, olhando para Darcy - parece que detesta o campo.

- Está enganada, mamã - disse Elizabeth, envergonhada com a simplicidade da mãe. - Você não compreendeu Mr. Darcy. Ele quis apenas dizer que não há tão grande variedade de tipos no campo quanto na cidade. E você tem de reconhecer que isto é verdade.

- Certamente, meu bem, ninguém disse o contrário. Mas quanto ao pequeno número de pessoas que moram nesta redondeza, creio que existem poucas regiões mais habitadas. Sei que nos damos com vinte e quatro famílias.

Se não fosse a sua vontade de agradar Elizabeth, Bingley teria estourado de rir. Sua irmã foi menos delicada e lançou para Mr. Darcy um olhar acompanhado de um sorriso muito expressivo. Elizabeth, a fim de desviar as ideias da mãe, perguntou-lhe se Charlotte Lucas estivera em Longbourn desde que ela, Elizabeth, saíra de lá.





Os capítulos deste livro