As Viagens de Gulliver - Cap. 6: Capítulo IV Pág. 307 / 339

CAPÍTULO IX

Grande debate na assembleia geral dos houyhnhnms e sua conclusão. O saber nos houyhnhnms. Os edifícios. Os funerais. Defeitos do idioma.

Durante a minha estadia na ilha, três meses antes da minha partida, teve lugar uma dessas assembleias. O meu amo esteve presente como representante da nossa região. Voltou-se a abordar um problema, na verdade o único problema que existia neste país, e relativamente ao qual o meu amo, no seu regresso, me deu um relato pormenorizado.

O problema que carecia de deliberação era se os yahoos deviam ser exterminados e desaparecer da face da terra. Um dos partidários desta solução fez várias alegações de grande força e peso, aduzindo que, ao serem os yahoos os mais asquerosos, barulhentos e disformes animais que a natureza produzira, eram os mais inquietos, rebeldes, malvados e pérfidos: se não fossem permanentemente vigiados mamariam em segredo nas tetas das vacas dos houyhnhnms, matariam, devorariam os gatos, pisariam a aveia e o feno e cometeriam outras mil tropelias. Referiu-se a uma tradição geralmente admitida: os yahoos nem sempre tinham existido no país e só há muitos séculos dois destes animais tinham aparecido numa montanha. Se foram o produto do calor do Sol na lama e no feno apodrecido ou se da espuma do mar e do lodo, isso nunca se chegou a saber. O certo é que estes yahoos se multiplicaram e, em pouco tempo, a sua descendência foi suficientemente numerosa para invadir e infestar todo o país. Para evitarem essa praga os houyhnhnms fizeram uma batida geral e conseguiram finalmente conter todo o rebanho.





Os capítulos deste livro