Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 168
Estava convencida de que não teria mais notícias do meu último marido e, como ele insistira sempre em que voltasse a casar, garantindo-me que não se zangaria nem tentaria reclamar-me como sua, não tinha escrúpulos em fazê-lo, se pudesse, e se o meu amigo não mudasse de ideias. A este respeito possuía motivos suficientes para não me preocupar, pois as cartas que me escrevia não podiam ser mais delicadas nem mais ternas.

O ventre cresceu-me e as pessoas em cuja casa habitava perceberam-no e começaram com insinuações, dando-me a entender, o mais claramente que a boa educação permitia, que devia pensar em mudar-me. A minha preocupação aumentou e tornei-me muito melancólica, pois não sabia que fazer. Tinha dinheiro, mas faltavam-me amigos e via-me na iminência de me encontrar sozinha, com um filho para manter, dificuldade que nunca enfrentara, como se depreende dos pormenores do que até aqui narrei.

Entretanto senti-me muito doente e a minha melancolia agravava os meus achaques. Provou-se, por fim, que padecia apenas de uma febre, mas o meu receio era abortar. Não devia dizer receio, pois na verdade teria fi- cado muito contente se abortasse, embora nunca houvesse pensado, se- quer, em provocar o aborto ou em tomar alguma coisa que o provocasse. Apavorava-me semelhante ideia.

No entanto, falei onde morava nas minhas apreensões e a dona da casa ofereceu-se para mandar uma parteira. Hesitei, ao princípio, mas acabei por consentir, dizendo-lhe embora que não conhecia nenhuma e deixava isso ao seu cuidado.

Parece que, afinal, a dona da casa não era tão ignorante de casos idênticos ao meu como eu a princípio supusera - e como em breve se verá -, pois mandou chamar uma parteira do tipo adequado - isto é, do tipo adequado à minha condição.

<< Página Anterior

pág. 168 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 168

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7